Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Home  (26-08-2018)
Feed de Notícias  (06-05-2018)
Álbuns em Destaque  (05-05-2018)

Rating: 2.3/5 (1128 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página

Canais YouTube

Raizes Rock

Ver na Web

Nerdice No Ar

Ver na Web

Aprenda Fazendo

Ver na Web

 

Marnilce Silva

Ver na Web

Psicodélico
Psicodélico

Psicodélico  Artistas Bandas

A música psicodélica é um tipo de produção musical que conota reflexão sobre processos internos do comportamento cujos temas principais exploram bastante imagens, tendências à drogas psicoativas, alucinações, loucura, etc. Suas principais características são músicas instrumentais longas acompanhadas de efeitos sonoros especiais e harmonias contrastantes e experimentais.

Psicodelia é um termo derivado da palavra "psicodélico". A origem etimológica é grega: psico, que significa "alma" ou "atividade mental", somado ao sufixo ~delo, que significa "visível", "claro", "evidente". Ou seja, psicodelia nada mais é do que uma atividade mental (ou espiritual) clara e evidente.

Se costuma sentir a psicodelia de uma forma que todos já conhecemos, neste caso usando drogas de efeito alucinógeno como o LSD (mais conhecido como

doce ou bala) ou cheirar gatinhos, que é o meio mais comum para as pessoas atingirem o estado,  ou com o consumo de remédios fortes com a tarja preta, como o Propulsodimexiderosol.

O uso excessivo de LSD entre os anos de 1967 e 1972 resultou em uma variedades de sons extraordinários de músicos inventivos, autênticos e chapados como Led Zeppelin, Pink Floyd e Hawkwind.

Bandas
Os Phish, formados no início da década de 80, tocavam música psicodélica com forte influência de jazz e com grande destreza técnica utilizavam melodias elaboradas e complexos arranjos rítmicos. A meio dos anos 80 os Paisley Underground fizeram um tribute ao Byrds incorporando o psicodélico em ritmos folk. Os The Bangles foram o grupo de maior sucesso a emergir deste movimento, juntamente com os Green on Red e os Dream Syndicate.

Mais recentemente o grupo Kula Shaker mesclaram música índia/indiana e britpop a influências psicodélicas no seu álbum "Peasants, Pigs and Astronauts". Banda como os Ozric Tentacles e os Gorky’s Zygotic Mynci continuam a tocar música psicodélica numa tradição que remonta aos anos 60 via Steve Hillage, Gong e seus projectos paralelos.

Bandas como os Anomie e My Bloody Valentine são exemplos da psicodelia de garagem, citando os Pink Floyd e os Hawkwind como as suas influências musicais. Algumas bandas de música eletrônica ou influenciada por esta e agora chamada de "música ambiente" ou trance, seriam bandas psicodélicas entre 1966 e 1990, tais como, Aphex Twin ou Orbital. Kyuss e seus sucessores também carregaram a bandeira do rock psicodélico até aos nossos dias. Os Smashing Pumpkins fundiram o rock psicodélico com o heavy metal tornando-se numa banda de sucesso the rock alternativo nos anos 90. Formando-se a partir do noise underground japonês os Acid Mother Temple misturaram a o som subtil e relaxante de Blue Cheer é psicodelismo óbvio de Grateful Dead.